PlayRoom: conheça o jogo de realidade aumentada para o PS4

Postado em Atualizado em

O PlayStation 4 vem com um jogo de realidade aumentada da Sony, o PlayRoom. Nele, o usuário pode interagir com robôs que “invadem” sua sala utilizando a PlayStation Camera para fazer a captura das imagens. Neste início de ciclo de vida do console, o recurso está em desenvolvimento e ainda é bem simples, mas espera-se grandes novidades no futuro. Entenda como ele funciona:

PlayRoom usa realidade aumentada (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

O funcionamento do PlayRoom começa com o reconhecimento da imagem da câmera, e sincronização com o controle DualShock. Antes, algumas dicas são dadas, como manter uma distância de de dois metros da câmera e, claro, liberar espaço à frente da TV. Então começa a configuração automática do serviço.

Abra espaço para usar o PlayRoom (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

Após uma animação muito interessante, com a cara do filme “Minority Report”, cheia de futurismo, um robôzinho vai dar as boas-vindas ao serviço. Tudo funciona com o idioma português, o que é um detalhe interessante para o usuário brasileiro – apesar de não ser possível comandar o console por voz, usando a câmera ou o headset, nesta língua.

Animação é bem futurista (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

O robô, chamado Asobi, voa perto de você, identifica seu rosto e depois explica as suas opções no menu. Tudo é controlado utilizando o touchpad do controle. Ao deslizar o seu dedo nele, para cima, o menu é aberto e mostra as opções, que são Robôzinhos de RA, Hóquei de RA, configurações de câmera, e também a interação com o próprio Asobi.

Robô identifica rosto do usuário (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

Robôzinhos e Hóquei de Realidade Aumentada

O PlayRoom conta com somente dois jogos. O primeiro é o Robôzinhos de Realidade Aumentada. Nele, um efeito é dado para dar a impressão de que há vários pequenos robôs dentro do seu DualShock. Quando você balança, é possível ouví-los gritando lá dentro. Quando o touchpad é pressionado, é possível visualizá-los, e até mesmo criar uma espécie de festa com eles, basta tocar os botões como bola, quadrado, triângulo e “X”, para que eles comecem a dançar.

 

Robôs ficam dentro do controle (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

Ao deslizar o dedo no touchpad para cima, você faz um robô “sair” do controle. Então, é possível interagir com ele, como arremessá-lo para o outro lado da sala, dar sustos e fazer cócegas, por exemplo. Além disso, utilizando um PS Vita ou dispositivo móvel com o app do PlayRoom, a interação permite desenhar objetos 3D que podem ser usados como brinquedos pelos robôs. É uma experiência bem divertida.

Jogo é bem divertido (Foto: Divulgação/Sony Europe)

Para quem tem outro gamer em casa, com dois controles é possível jogar o Hóquei RA – um “pong” futurista, com gráficos modernos e usando a realidade aumentada para que a sua sala se transforma no cenário do jogo. O controle é feito movendo o joystick e dando deslizadas de dedo no touchpad para fazer com que a barrinha se movimente na tela pra rebater as bolas para o lado do adversário.

Pong futurista no PlayRoom (Foto: Divulgação/Sony Europe)

Novos DLCs gratuitos já estão em produção

A tendência é de que o PlayRoom se torne uma central de entretenimento para jogos bem divertidos, voltados para a família e para gamers que querem uma experiência que pode ir além dos jogos tradicionais. Muitas novidades são aguardadas para esta plataforma em breve. Há rumores de que diversos conteúdos, já estão em produção.

Ferramenta de criar brinquedos foi primeiro DLC (Foto: Divulgação/Sony)

A tendência é de que tudo seja disponibilizado como DLC gratuito. Mas ainda é cedo para se ter uma noção de todas possibilidades que o PlayRoom pode oferecer. A impressão é de que tudo está no começo, com o software disponibilizado hoje sendo só uma amostra do potencial que ele tem. Resta torcer para que o futuro corresponda à expectativa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s